top of page

O Projeto "RIOS INVISÍVEIS" é uma iniciativa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo da EA-UFMG e visa discutir o tratamento e o papel dos cursos d'água urbanos na dinamica atual.
 

A partir do estudo da implantação de Belo Horizonte, o projeto e a escolha da localização, confrontei a história urbana prévia do arraial que havia no local com o sítio natural em busca de dados que revelassem a evolução da relação da cidade com seus cursos d'água. O apagamento paulatino dos mesmos se dá históricamente tanto conceitualmente quanto em formas de ações concretas.
Com base na importante discussão que vem sendo realizada sobre um novo tratamento dos córregos e rios urbanos, ou mesmo sua
 renaturalização, intui que para que isso se torne uma pauta de real questionamento para a população (além da academia ou governancias) seria necessário que houvesse o conhecimento sobre a existencia desses rios e córregos. 

Esse projeto consiste em um sistema de sinalização em formato de placas que revelam a existencia do córrego e suas caracteristicas, tanto as atuais quanto as naturais. Atrelado a pesquisa histórica, compilação de mapas e imagens e as placas desenvolvidas para a sinalização, conteúdo disponível no site, espero informar e gerar questionamento quanto as inúmeras possibilidades de ressocialização dos cursos d'água a cidade.

O córrego com o qual escolhi trabalhar nessa etapa, como projeto piloto, é o córrego Acaba Mundo. Essa escolha se deu tanto do ponto de vista histórico; por ter sido um dos primeiros a sofrer intervenções e por ter grande trecho dentro da área projetada da cidade, quanto do ponto de vista afetivo; por ter vivido as suas margens e por sua existência ter passada despercebida por mim por tantos anos.


contato: riosinvisiveis@gmail.com

Sobre o projeto

bottom of page